domingo, 31 de maio de 2009

Acredite!

Depois da tempestade sempre vem a calmaria. Talvez o ditado sirva pra falar de futebol. Talvez ser um São Paulo da vida não tenha tanta graça assim. Têm-se a certeza que sempre algum titulo será disputado, e parte deles conquistados.
Beleza, isso é muito bom, torcer pra um time vencedor é o sonho de qualquer torcedor. Mas quando se vem de derrotas a vitória parece ser mais suada, mais batalhada, e pra um povo que tem escrito no DNA a disposição total para a batalha, uma vitória com dificuldades toma proporções épicas.
Uma gente que é levada ào seu limite constantemente. Limite das suas forças, da provação. Ào limite da dor. Uma batida a 200km/h de frente numa carreta todo santo
ano. Que se entrega de corpo e alma, que acredita e apoia. Mas isso é ser torcedor. É ser testado o tempo todo, é ter sua fé colocada em duvida a cada bola na trave.
Como uma familia que se une na hora da dor, a torcida do Pelotas juntou forças e apoiou o seu time toda santa vez que o time passou dificuldades. Manteve constante o calor durante toda tempestade, abrigando-o da chuva, do frio, de tudo que é ruim que possa ter tentando esfriá-lo.
E agora, moderadamente vai se entregando. Depois de um titulo que encheu os olhos e aqueceu a alma, a torcida do Pelotas vai, moderadamente, se entregando. Acreditando que, realmente tudo é possivel. Que o Pelotas é o Pelotas, que nós realmente somos grandes.
Aquece-se na certeza de um grupo fortemente unido e focado. De um grupo que entendeu, dentro do que é possível entender com a cabeça o que vem do coração.
Ou não? Ou talvez o titulo, a boa fase, a invencibilidade, a união incontestável seja algo que vem do peito?
O fato é que desde o momento da paradinha dada por Tiago Duarte, a bola num canto e o goleiro no outro, as coisas mudaram. Alguns raios de sol começaram a transpassar essa espessa camada cinza que cobre a Boca do Lobo.
A cada defesa do Roger, cada carrinho do Mateus, cada rebatida da zaga, cada drible do Xaro, cada roubada de bola dos volantes, cada bola inesperada dos meias, a cada disparada de Tiago Duarte, a cada pedalada do Michel, ou a cada tiro certeiro do alemão essa feiura cinzenta vai se colorindo em azul e amarelo.
Anunciando o dia em que, épicamente, levantaremos as mãos em direção ào céu, agradecendo por nosso sangue ser azul e nossa alma amarela.
É o almoço do vizinho aqui... ou vocês também sentem um cheiro de... primeira divisão por ai?

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pelotas joga para manter duas invencibilidades!

O Lobão entra em campo amanhã, em Gravataí contra o Cerãmica. Excursões e carros estão prontos para a viajem até a grande Porto Alegre.
O treinador do Pelotas, Beto Campos, tem uma duvida, que ja era projetada, na escalação do time.
O 3-5-2 com Ijuí no meio e Dauri ao lado de Sotilli; e o 4-4-2 com a entrada de Sapucaia no lugar de Cirilo. Além dessa mudança, pode ocorrer a entrada de Tiago Duarte no lugar de Dauri na frente. O fato é que Dauri joga bem em qualquer uma, mas na meia ele se destaca.

Amanhã o Pelotas joga para manter a invencibilidade do treinador Beto Campos, da própria equipe que ja é de 12 jogos. E uma invencibilidade muito interessante, os "3 times de empresários" que existem no estado, nunca ganharam do Pelotas. O Cerãmica foram 2 jogos, 1 empate e 1 vitória do lobão. Contra o Porto Alegre foram 3 jogos, 1 empate e 2 vitórias. Já contra a Ulbra é que o blog não lembra de todas partidas, mas temos quase certeza que o Pelotas nunca perdeu para o ex-time. Até mesmo em 2004 tivemos 2 empates, depois na Copa FGF do mesmo ano vencemos. Bom, se alguém souber de uma derrota para a Ulbra, nos avise.

O fato é que o Pelotas vai embalado e com moral para o jogo de amanhã. Torcedores do Aimoré no orkut ja relataram que o pelo que viram do Cerãmica esse ano, não teria capacidade para enfrentar o Pelotas de igual para igual. O fato é que a segundona é cheia de surpresas. O Pelotas tem que manter a concentração e ir em busca da vitória, nunca do empate.

Boa sorte pra nós e amanhã começa a fase mais dificil!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um pouco sobre os nossos adversários!

O blog deu uma corrida por páginas e páginas do futebol gaúcho e conseguiu achar a escalação dos nossos próximos adversários.
Vamos dar uma analisada no que é possível e pedimos que quem tem conhecimento de algo que não foi postado, comente e ajude a torcida a entender um pouco mais sobre o que vem aí, então PARTICIPEM!
CERÂMICA
Donizetti, Airton (Fernando Genro), Fernando, Bolacha, Pedro (Alex Mineiro), Thiago, Robson, Charles (Maicon), Ederson, Cidinho e Maninho
Tec - Leocir Dallastra
Esse é fácil de analisar. A comissão técnica é a mesma e o time é praticamente o mesmo que nos enfrentou ano passado. Essa equipe postada perdeu para os reservas do Aimoré fora de casa. O fato é que o Cerâmica deve ter melhorado, afinal um time com o acréscimo de moral que ganhou chegando na final e o maior entrosamento só pode ter subido de produção. No estilo de mata-mata se mostrou competente ano passado, veremos como se comporta numa chave bem mais complicada que os adversários que enfrentou ano passado. Não é surpresa.
GUARANY-BG
Cássio, Cléber, Fábio Vidal, Ilson e Fabinho; Dieisson, Luciano Corrêa, Alexandre e Cinval; Michel Lugo e Alê Menezes.
Esse time nós já vimos, mas é provável que esteja bem diferente. Quando nos enfrentou, o Guarany tinha recebido pouco tempo antes muitos jogadores e uma nova comissão técnica, que aliás é muito competente. Agora esse time deve estar bem mais entrosado, melhor armado, jogando mais futebol. Se vier mais uma vez apenas pra fazer anti-jogo e esquecer de jogar, será batido como foi da outra vez. Agora, se vier afim de jogo, pode complicar... ou facilitar. Os enfrentaremos na 2° rodada em casa. É candidato à classificação.
SANTO ÂNGELO
Rodrigo, Teco, Mimo, Rodrigo Ramos e Uillian Nicoletti, Cassius, Amaral, Luis e Vandré, Castro e Roberto
Pouco se sabe desse time. O Santo Ângelo ficou fora da segundona ano passado e voltou esse ano. Os conhecidos daí são o lateral direito Teco que passou no Pelotas, o meia Vandré que ja rodou bastante, o atacante Castro também conhecido do interior e o blog tem uma dúvida, mas achamos que o Roberto atacante seja o mesmo que teve passagens distintas em 2001 e 2006 pelo Pelotas, mas esperamos confirmação de algum leitor sobre isso!
O fato é que a SER classificou-se até com calma numa chave que tinha o Glória sobrando, o Riograndense que teve facilidades, a SER logo atrás e depois um embolado de times muito fracos. Resta saber o nível em que este time está, os enfrentaremos na 3° rodada também em casa!
PORTO ALEGRE
Marasca, Jackson, Rodrigo Santos, André, Caio, Sérgio, Juarí (Gabriel), Dê, Adão (Tuta) Hyantony (Rodolfo), Bruno Farias.
Ai temos mais alguns conhecidos, o ex-goleiro do Pelotas Marasca que subiu o Ypiranga ano passado, o atacante Juarí que foi da base do Gremio e na época que jogou Copa São Paulo era uma promessa, o velho centro-avante Adão e Hyantony. Essa escalação está estranha, afinal coloca Adão como meia, Juarí como 2° volante. Mas o fato é que o POA é um time que sempre apresenta uma boa qualidade mas falta muita pegada pra enfrentar a segundona. Temos que ficar alertas, num amistoso contra o Caxias e na ultima rodada contra o Rio Pardo o POA jogou de portões fechados por ordem do proprio Clube, contra o Caxias nem a assessoria de imprensa do time adversário entrou. Isso não pode acontecer nessa 2° fase porque interfere pra nós também. Jogo fora de casa no meio de semana na 4° rodada, resta saber aonde mandarão a partida. É um dos candidatos à classificação.
LAJEADENSE
Paulo Henrique; Alessandro; Guilherme, Cristiano e Castiano (Ivan); Mateus, Serginho, Mateus Lamb e Marquinhos; Picinini e Lucas
Time totalmente desconhecido pelo blog e que não dá pra ter base. Mas se classificou em último lugar, com muita dificuldade numa chave que tinha mais que sua metade formada por times fracos. O Lajeadense vem tendo como padrão nas segundonas, formar suas equipes com jogadores novos, normalmente da sua base que é bastante atuante. E time inexperiente perde muito na segundona que precisa muito da malandragem. Jogo em casa na última rodada do 1° turno.
A tabela é espelho. O único ponto ruim é que pegamos SER e Guarany em seguida, ambos fora de casa na antepenultima e penultima rodada da fase. Então o Pelotas tem que já sair fazendo pontos desde o inicio, não pode depender do fim. O fato é que o Pelotas tem time pra ganhar de todos dentro ou fora de casa. Precisa de humildade, mas não em exagero como era ano passado quando o treinador era medroso e a humildade virava contra nós. Precisa também de união do grupo, precisa da torcida e que o time simplesmente jogue futebol, usando todas suas ótimas peças com muita concentração.
Um fator é positivo. Se o Pelotas estiver classificado antes do final da fase, pode colocar os reservas pra terminá-la e ja estreiar na Série D com um time titular descansado e concentrado contra o J.Malucelli, afinal a partida contra os Paranaenses é 2 dias após o jogo contra o Lajeadense.
Um abraço!

domingo, 24 de maio de 2009

Segunda fase definida hoje!

O domingo foi emocionante na segundona gaúcha, principalmente na chave do Pelotas. Até 30 e poucos minutos do 2° tempo, o 14 se classificava e o São Paulo caia fora. Em poucos instantes, o São Paulo venceu, entrou, e o 14 levou a virada do Farrapo e foi eliminado.

Ai vão as outras 2 chaves:

GRUPO 4 - BAGÉ, RIOGRANDENSE-SM, RIO PARDO, SÃO PAULO, TRÊS PASSOS E CRUZEIRO-POA

GRUPO 6 - GLÓRIA, AIMORÉ, RIO GRANDE, PANAMBI, BRASIL-FAR E FLAMENGO.

A chave do Lobão ficou assim - Pelotas, Porto Alegre, Santo Angelo, Cerãmica, Guarany-BG e Lajeadense.

O blog vai ser franco, só viu o Guarany-Bg jogar. Mas pelos resultados, pontuação final e pelas equipes, Pelotas, POA, Guarany-Bg e Cerãmica brigam por 2 ou 3 vagas. E mesmo assim, o melhor desses times continua sendo o Guarany-Bg.
Vamos esperar pra ver a primeira rodada no próximo fim de semana, analisar os resultados entre esses times e ai talvez teremos uma projeção melhor. O blog vai colocar as escalações de cada time da nossa chave essa semana ainda pro torcedor tirar suas conclusões.

O fato é que o Pelotas transborda qualidade. Vai ter jogador muito bom tendo que parar no banco, pelo bom numero de jogadores bons. O treinador Beto Campos está invicto, venceu as ultimas 5, vem confiante e ja confirmou que o ambiente na Boca do Lobo é extraordinário. Não podemos escolher adversários, mas essa é a fase mais dificil do campeonato, e realmente temos totais chances de passar bem.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pelotas vence mais uma e segue invicto

O Lobão foi hoje à noite até a rainha da fronteira e venceu o lider Bagé, pelo placar de 1x0. O experiente Airton fez o gol da vitória numa cobrança de falta de Deivid, aonde a bola sobrou e Airton empurro ela pra dentro.
O Pelotas foi com um time considerado reserva, mas que só provou o ótimo grupo formado na Boca do Lobo.
O Bagé foi melhor no 1° tempo, com mais volume de jogo e tentando atacar mais. Mas o goleiro Bruno foi um dos destaques da partida e impediu que o time adversário marcasse.
No 2° tempo o Pelotas se postou melhor, usou seu preparo fisico superior e foi pra cima. Com boas chances pra marcar. No final, quando o Bagé tentou 2x chegar ào gol, o Pelotas deu o troco e resolveu a coisa. Numa falta de Deivid, Roger Gaúcho desviou, a bola bateu na trave e no rebote Airton fez o seu 1° gol na segundona.
No final da partida, o jogador Airton deu uma entrevista emocionado, com lagrimas nos olhos, o meia falou da dificuldade em entrar em forma, mas que sempre teve o sonho de jogar num Clube grande como o Pelotas, e com a força de vontade e muita ajuda do grupo que é extremamente unido ele vem conseguindo e deixando o treinador com a opção de colocá-lo.

O Pelotas jogou apenas com Rafael Lopes que é considerado titular. Ainda entrou no jogo o garoto Turuçu, de 16 anos e que é da equipe Juvenil do Pelotas. Com tranquilidade, o garoto entrou e deu conta do recado.

Os melhores em campo pelo que foi possível ouvir e também foi comentado, foram: Bruno, Carlinhos e João Carlos.

O Pelotas termina a 1° fase na liderança ao lado do Bagé, mas com 1 vitória a menos. Em compensação o Lobão tem números ótimos:

Apenas 1 derrota, tem 12 jogos de invencibilidade, venceu as últimas 5 partidas, nos últimos 7 jogos (ou seja, todo 2° turno) tomou apenas 2 gols, tem o melhor ataque do campeonato com 27 gols, levou apenas 11 gols e tem 76% de aproveitamento.

Ao final da partida, Jorge Bopp foi claro, o time que jogou e venceu hoje, será a base da equipe que disputará a Série D do brasileirão, com mais alguns reforços. Lembrando que Moises Alemão e Maicon Sapucaia ainda não estreiaram, e Turuçu, Tiago Duarte, Carlinhos e Michel Henrique estavam ou estreiando, ou fazendo apenas sua 2° partida.

Só nos resta curtir o fim de semana e esperar pra ver quem serão nossos adversários na próxima fase.

VOLTAREMOS!

domingo, 17 de maio de 2009

Artilharia de 2009

O Lobão já está classificado para a segunda fase da segundona, estamos com um grande plantel e recheados de atacantes de 1º nível e a maior parte dos torcedor não sabe quem é o artilheiro do Pelotas nessa temporada, então estamos divulgando aqui no blog a artilharia do Lobão em 2009.
O Pelotas marcou 33 gols na temporada e os artilheiros são:
Dauri - 5 gols
Deivid - 5 gols
Michel - 4 gols
Carlos Alberto - 3 gols
Tiago Rocha - 3 gols
Santiago - 2 gols
Sandro Sotilli - 1 gol
Anderson Ijuí - 1 gol
Tiago Duarte - 1 gol
Rafael Lopes - 1 gol
Cirilo - 1 gol
Mateus - 1 gol
João Carlos - 1 gol
Cleiton - 1 gol
Alex Paulista - 1 gol
Jocenir - 1 gol
Luis Fernando - 1 gol

Artilheiros na segundona 2009:
Dauri - 3 gols
Michel - 3 gols
Carlos Alberto - 3 gols
Deivid - 3 gols
Tiago Rocha - 3 gols
Santiago - 2 gols
Sandro Sotilli - 1 gol
Anderson Ijuí - 1 gol
Tiago Duarte - 1 gol
Rafael Lopes - 1 gol
Cirilo - 1 gol
João Carlos - 1 gol
Cleiton - 1 gol
Jocenir - 1 gol
Alex Paulista - 1 gol

Lista atualizada em 17/05/2009

sábado, 16 de maio de 2009

Cotação Pelotas 3x1 São Paulo-RG

O Lobão venceu sua 4° partida seguida, e nos ultimos 5 jogos tomou 2 gols apenas. Jogou bem de novo, principalmente no 2° tempo. Vamos lá:

Roger - 8,0 - O Pelotas ficou 355 minutos sem tomar gol, quase 6 horas seguidas. Isso tem varios motivos, mas um deles é a ótima fase do goleiro do Pelotas. Foi pro banco, e quando voltou, voltou outro cara. Muito calmo, concentrado, focado. Aos poucos foi pegando a confiança de volta e agora é um goleiro extremamente seguro, fazendo boas defesas.

João Carlos - 7,5 - Sempre que o Pelotas precisar, pode colocar o João sem medo. Vem melhorando, aprendendo bastante com o Rudi nos treinos. E no estilo que o Pelotas joga, os zagueiros que abrem na lateral tem que jogar, fazer bons passes. E ele não faz mais erros bobos como no inicio da temporada. A escorregada acontece com os melhores. Até foi ao fundo na 2° etapa.

Rudi - 7,5 - O Rudi jogou bem, como 99,9% das vezes joga. Mas como o Rudi é o capitão, no resumo deles vai o melhor e o pior da zaga. Os 3 zagueiros estão com calma pra sair a bola, ficam rodando mesmo quando ninguém aparece, e nunca dão balão. O problema hoje é que os 2 atacantes eram habilidosos, de dribles curtos. Mesmo assim, a zaga "se virou".

Rafael Lopes - 7,5 - O Rafael é uma certeza na zaga do Pelotas. É o zagueiro mais "ativo", talvez possamos dizer assim. Marca muito forte, não dá mole, vai na frente quando pode. A zaga do Pelotas quando o time estava mal segurava a bronca, e agora que ele está bem ela mantem o nível.

Mateus - 7,5 - Mateus vem mantendo um bom nivel. No inicio da temporada estava inconstante, fazia ótimas jogadas, mas daqui a pouco desaparecia. Agora não, está tranquilo e fazendo o seu futebol de sempre. Ia fazer um golaço hoje. Já foi melhor que contra o RG na chegada ao fundo.

Carlos Alberto - 8,5 - É impressionante a qualidade do Carlos Alberto na bola aérea. É um dos artilheiros do Pelotas, todos de cabeça. Jogador muito forte, com boa impulsão e sabe cabecear. Além dos gols, ja meteu bolas na trave e outras boas. Além disso, vem jogando muita bola. Marca forte e sai com ela. O erro de hoje é que por causa da ótima partida contra o RG, o Pelotas achou que ia acontecer tudo naturalmente. E aí os volantes não apareceram tanto e os zagueiros por vezes ficaram com a bola sem opção.

Deivid - 7,5 - Ótimo ver o Deivid bem. Como disse na ultima cotação, o Deivid chegou atrasado para o Pelotas. Mas chegou. Hoje ja atuou numa das 2 posições que pode jogar, como 2° volante. Ele melhora bastante, não tem que ficar com a responsabilidade de criar a "jogada diferente". Tem força, bate bem na bola e vai ajudar durante o campeonato.

Anderson Ijuí - 7,0 - Ijuí apareceu bem menos hoje, o que é normal porque o São Paulo veio jogar no estilo segundona, diferente do que o RG apresentou. Mas não é de se desesperar, porque contra o Farrapo o esquema era o mesmo e Ijuí foi muito bem. Não jogou mal, apenas apareceu um pouco menos pro jogo. Mas deu passes de qualidade, principalmente perto da área onde tem uma boa visão de jogo.

Xaro - 8,0 - Na mesma linha do Ijuí, apareceu um pouco menos, mas foi bem. Mais uma vez dando passe direto pro gol do Carlos Alberto. Sempre sendo decisivo. No 2° tempo deu um show à parte pra torcida, quando entortou 2 jogadores do SP nuns 6 ou 7 dribles seguidos. O Xaro resolve com a bola parada ou com ela rolando.

Dauri - 8,5 - Melhor em campo novamente, e mais uma vez com gol, dessa vez foi de matador, com muita calma. A qualidade do Dauri ta bem acima do que estamos acostumados a ver nos ultimos anos na segundona. A sorte é que junto dele tem jogadores como Xaro, Sotilli e Ijuí que não o deixam sozinho. Ele jogou bem de atacante, mas mais uma vez quando foi recuado melhorou mais ainda. De frente pro jogo ele distribui com muita qualidade, muita visão de jogo. Mata a bola que ela parece um balão de criança.

Sandro Sotilli - 8,0 - Também, como Xaro e Ijuí, apenas participou um pouco menos, porque o SP não deu espaço. Aliás, o num 5 e o zagueiro alto deles abusaram da maldade, e o Sotilli foi marcado por esse zagueiro, que não desgrudou. Mesmo assim, quando ele sai da área pra tabelar, e ai deixa como opções Dauri, Ijuí, Xaro e Mateus, o Pelotas se torna extremamente perigoso. E ele sabe fazer isso muito bem. No 2° tempo jogou muito bem.

---------------------------------------------------------------------------------

Michel - 7,5 - No mesmo nível do resto do time, mais uma vez entrou com o jogo resolvido e o Pelotas atrás, em certos momentos atrás de mais. O Michel não precisa provar nada, a torcida, o treinador e a direção sabem que na hora do aperto podem colocar ele em campo que ele vai ajudar sempre, e resolver em quase todas.

Carlinhos - 8,0 - Surpreendeu positivamente. Jogador que estava sem ritmo de jogo e que não tem entrosamento com esse grupo, entrar jogando dessa forma, é porque tem muito futebol. É um volante diferente dos outros, é alto, mas muito rapido, dá combate em um, daqui a pouco em outro, corre em cima, dá carrinho, rapidamente já está dando combate de novo. Quando teve que chegar duro, chegou, mas quando estava com a bola nos pés ela não queimou, pelo contrário, deu um passe lindo pro Sotilli ou pro Michel, o blog não lembra agora (o frio congelou alguns neuronios) na entrada da área que foi de encher os olhos. Vai brigar sério pela vaga.

Tiago Duarte - 8,5 - MARAVILHA!!! A expectativa em cima do Tiago Duarte era gigantesca, porque o que ele jogou ano passado foi uma monstruosidade. Em jogos ruins ou jogos bons, contra o Ypiranga-Er por exemplo, assumiu a responsabilidade no 2° tempo e jogou muita bola. E mesmo assim o cara voltou bem, depois de meses e meses parado. Não voltou nem perto do Tiago Duarte que conhecemos, mas só o fato de estar correndo bastante, aparecendo, dando alguns dribles é bom de se ver. Agora, o gol que ele fez no finalzinho, pra acabar com o SP e a alegria que comemorou o gol com o C.Alberto deixam a torcida entusiasmada.

O Blog "ligou-se" agora, e lembra àos leitores: Quem vai ficar fora desse time? Ijuí, Sapucaia, Dauri, Sotilli, Michel, Tiago Duarte... esses 6 brigam por 3 vagas, o Sotilli tem a 9 garantida, então são 5 pra 2, o Dauri e o Tiago Duarte correm por fora porque jogam bem na meia e no ataque, o Michel é o 12° jogador, tem que entrar sempre, não interessa o resultado do jogo. Depende do esquema do treinador, mas o fato é que alguém de muita qualidade vai pra banco.
O Pelotas sobra em termos de qualidade individual e agora coletiva também. Se os salários ficarem em dia, o grupo continuar claramente unido como agora e nenhuma loucura acontecer, como disse o "inventor do blog" hoje no orkut: "O Pelotas vai subir 2 vezes esse ano."

Um abraço e comentem!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um encontro especial

As pessoas tem o poder de decidir sobre o rumo da sua própria vida, o
que vão fazer, o que não vão fazer, o momento de mudar, o momento de
continuar. Isso chama-se liberdade, e esse é o desejo de todos, em
maior ou menor grau. Mas ninguém sabe o que vai estar atrás da próxima porta, além do
próximo convite, o que vai acontecer após o passo seguinte. Pessoas bem sucedidas levam consigo, além dessa insegurança, um peso
de responsabilidade para continuar fazendo bem o que sabem fazer.
E quando, depois de fazer o seu trabalho muito bem feito por muito
tempo, parece que aquilo tudo some? Parece que o seu tempo acabou, que
as coisas vão ir lentamente parando e se acabando? Pra muitos, essa
fase é pesada de mais, é muita pressão pra quem sempre teve que
suportá-la em níveis altos, de maneira desgastante. E esses param, ou
aquilo que fazem vai se liquefazendo, até acabar por torná-lo alguém
"normal".
Outros são "destinados" a continuar, seguir em frente, procurar mais
uma vez seu espaço, trabalhando e tentando. E alguma coisa o torna
grande novamente.
Está acontecendo diante dos olhos de qualquer um que queira ver o fato
que retrata exatamente isso agora, neste exato instante. É só levar a
imaginação um pouco adiante.
Estamos falando "apenas" de Sandro Sotilli.
Em 2004, quando estávamos fadados a cair e nada mudaria isso, o
Pelotas pela 1° vez em meses fazia uma grande partida. O atacante das
bolas na trave fez gols, golaços, as coisas se encaminhavam, até que o
cara resolveu acabar com tudo. 3x2 pro glória e uma aula de futebol.
As vidas continuaram em sentidos opostos.
Até que um encontro especial ocorreu. Sotilli vinha de 2 "temporadas"
em queda, jogando na reserva de times que anteriormente ele seria
titular sobrando. Pra muitos era o começo do fim. Pra ele era o começo
da fase mais brilhante da carreira.
O ex-quase padre de rondinha vestiu uma camisa que tem a combinação de
cores mais bela que existe, com 100 anos de peso e responsabilidade. E ele assumiu. Chegou fazendo gol e conquistando a torcida.
Uma onda de carinho e adoração tomou conta da torcida áureo-cerúlea
que tinha ali seu idolo. Um cara consagrado, feito na vida, que fez
quase tudo que tinha que fazer no futebol, que tinha o perfil de quem
poderia assumir a responsabilidade imensa de ser o ponto de equilibrio
para subir o Pelotas. Algo que faltou nos outros 3 anos. Mas não deu.
Depois veio o titulo, mais gols, mais fãs e a mágica mistura de uma
torcida à procura de alguém para amparar-se e de um centro-avante que
precisava do carinho da torcida pra "recomeçar".
Sotilli tornou-se O cara novamente. 100 gols em gauchão, disputa da
artilharia até o fim, muita atenção e muita intenção. Sotilli volta? O doce torna-se mais doce quando se está acostumado com o salgado. Se
Sotilli voltasse assim, sem pressão nenhuma, não teria tanta graça.
Muita gente tentou (aliás, tem gente que já tentou muitas vezes) e
ninguém levou. O goleador tinha a sua camisa 9 reservada na boca do
lobo.
E ele voltou, voltou porque o seu lugar é ali, dando mais autógrafos
por dia do que dava por mês, tirando tantas fotos que inundou
computadores e mesas de cabeceira com a sua imagem. Recebendo tanto
carinho que sente-se em casa até num dia das mães estando tão longe da
sua. Ele voltou porque algumas coisas estão reservadas por Deus para
acontecer no lugar certo e na hora certa, e temos 2 opções: fugimos e
olhamos de longe pra saber se aquilo vai realmente acontecer, ou
assumimos, participamos, passamos por dificuldades imensas, mas no fim
temos o delicioso prazer da vitória, da conquista. É comer o salgado,
para tornar o doce mais doce.
A torcida do Pelotas precisa de Sandro Sotilli, e Sandro Sotilli
precisa da torcida do Pelotas. A união, ou melhor, o encontro dos dois
fatores já se provou vencedor, o que vai acontecer na sequência
ninguém sabe. Nós, áureo-cerúleos, imaginamos, sonhamos, esperamos.
Mas apenas os bons deuses do futebol tem o poder de decidir. O fato é
que Sandro Sotilli está na história do pelotas e no coração do
torcedor, e com certeza, quando o goleador parar com o futebol e ouvir
por ai a palavra "Pelotas", a cabeça será inundada por uma onda de
carinho, alegria, e quem sabe... por uma sensação de dever cumprido.

QUANDO ELE ENTRA NA ÁREA
TORCIDA VAI AO DELÍRIO,
É O ALEMÃO MATADOR
E DÁ-LHE SANDRO SOTILLI!
SANDRO SOTILLI
E DÁ-LHE SANDRO SOTILLI!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cotação Pelotas 4x0 Rio Grande

Melhor jogo do Pelotas no ano, nível de cotações mais alto do ano também. Pelotas está entrosando, e ainda falta gente boa pra entrar. Lá vamos nós:
Roger - 8,0 - Quando o jogo ainda estava 1x0, ouve um escanteio e a bola sobrou pro RG, numa saida muito veloz e bem feita o goleiro do Pelotas evitou o gol que iria complicar muito o jogo. Depois não teve grandes complicações. Exatamente o oposto de antes, Roger transmite segurança pra zaga. Com tranquilidade e segurança o Pelotas ja fechou mais de 3 jogos sem tomar gol, ta batendo nos 300 minutos, quase 5 horas com a rede intacta.
Cirilo - 8,0 - Cirilo chegou sem pressa, mas teve que entrar numa fogueira. Foi bem e agora vai ser titular se o Pelotas continuar no 3-5-2. Marca muito forte, não desgruda do marcador, é importante na bola aérea defensiva/ofensiva e não é um jogador de fazer muitas faltas como tínhamos a impressão. Só não da pra esperar passe de qualidade dele. Mas ontem o Pelotas tava tão bem que Cirilo no 2° tempo se aventurou ào fundo 2x seguidas, e foi bem. Quase saiu gol na jogada.
Rudi - 7,5 - A nota não é baixa não. A zaga do Pelotas no 1° tempo teve 2 momentos de um pouco de turbulência. Rudi é o capitão, principal zagueiro, mais experiente e assume um pouco disso. Mas a zaga está longe, mas muito longe de jogar mal. O sistema defensivo do Pelotas é forte, sólido, passa pouco aperto nos jogos.
João Carlos - 7,5 - Não errou, não se apertou, e diferente de outros jogos, não errou na saida de bola, deficiencia que apresenta. É uma garantia de que, se no futuro, o Pelotas precisar de um zagueiro reserva que aguente o tranco, ele resolve. Até porque entrou na final da Lupi e não tremeu.
Mateus - 7,5 - Mateus pode fazer bem mais. Jogou bem ontem, correndo muito como sempre, mas não subiu tanto, qualidade que também tem. É guerreiro, praticamente nunca perde a bola quando vai a frente. Ontem apenas tava em ritmo mais baixo, o que não diminui a boa partida.
Carlos Alberto - 8,5 - É impressionante o crescimento do Carlos Alberto. Principalmente pelo melhor entrosamento com o Tiago Rocha, ele vem tendo maior capacidade para fazer as 2 coisas que um volante bom faz, roubar a bola e sair pro ataque. Ontem roubou bolas limpas, foi à frente, deu um testásso que a bola foi na trave e deu um passe milimétrico de muitos metros para o gol do Ijuí. Um dos melhores do jogo.
Tiago Rocha - 8,5 - Jogou no mesmo nível do Carlos Alberto na parte tática. Acho que fez sua melhor partida que o Blog acompanhou. Melhorou bastante a movimentação (por causa da história do entrosamento falado acima), facilitando e melhorando a saida de bola do Pelotas. Vem buscar, trabalha, tabela. A bola não queima no pé. E ontem subiu bem, fez o seu gol e fechou a goleada, ganhando meio ponto por isso.
Anderson Ijuí - 8,5 - Ijuí dá outra movimentação para o meio do Pelotas. Já entrosado com os 2 alas e com o Sotilli, sabe como os 3 jogam. E como Dauri é inteligente, a coisa fica fácil. Se movimenta, procura bastante o jogo, diferente do ano passado que desaparecia às vezes. Sabendo que os 2 atacantes saem muito, ele passa, encosta neles e o jogo do Pelotas fluiu muito. Fez seu gol aproveitando exatamente isso, os atacantes saem e a marcação fica perdida.
Xaro - 8,5 - As notas estão certas sim, esses 4 jogaram dentro do mesmo nível ontem, e por isso o Pelotas "rodou" tanto. Não me lembro do Xaro ter feito uma partida que se possa chamar de ruim no Pelotas. Nunca. Esse ano está num ótimo nível, correndo muito, com atitude, chamando a responsabilidade, dando balãozinho no querido Cléber do Guarany, driblando 3 contra o Flamengo e por ai vai. E é incrível o número de passes decisivos pra gol que Xaro já deu. No 1° jogo foram 2, no farPEL mais 1, ontem mais outro e por ai vai. Subiu sempre na hora certa ontem.
Dauri - 9,0 - Melhor em campo e estamos acertados. Desde que o Dauri entendeu como iria ter que jogar no Pelotas para jogar bem, vem crescendo num ritmo forte. Como os 2 alas sobem muito, 1 volante sempre chega, e o Sotilli e o Ijuí se movimentam bastante, o Dauri pode sair bastante da área pra trabalhar a bola, distribuir o jogo, dar passes belíssimos. E ontem foi o ponto alto desse seu estilo. Fez o 1° gol como matador, deu o passe pro 2°, e no 3° fez uma inversão de jogo que enxeu os olhos de todos na Boca do Lobo, e de canhota. Tem muita visão de jogo, e os pés conseguem acompanhar o que o olho vê e o que o cérebro pensa em fazer.
Sandro Sotilli - 8,5 - É engraçado ver comentários por aí, em rádio, tv, jornal, e até de gente pela rua, falando do Sotilli como um "velho", "veterano" e outras coisas mais. O que esse alemão corre não é brinquedo. Se movimenta intensamente, e diferente de Dauri que sai, recebe e distribui, Sotilli, sai, recebe, e continua se movimentando com ela, pra tentar a tabela, fazer um 2x1 na entrada da área. E depois continua correndo. Ontem fez um gol que parece fácil, mas poucos fazem. O zagueiro que pulou junto é consideravelmente mais alto, mas não adianta só pular alto, tem que pular na hora certa. Participa, ajuda, faz gols e ainda está numa relação de alto grau de carinho com a torcida.
------------------------------------------------------------------------
Santiago - 7,5 - Dificilmente Santiago vai receber uma nota mais baixa que 7 ou 7 e meio. A vontade que demonstra dentro do campo é contagiante. Corre muito, ajuda, marca, ontem aos 40 e tantos com 4x0 dava combate nas costas do Mateus com vontade. Ainda testou bem uma bola no finalzinho, na sua especialidade. Parece que Santiago entendeu o esquema, tem 2 atacantes de muitíssima qualidade "na sua frente" para jogar, e ele só vai garantir o espaço de cooperar bastante. Se um dia precisar dele, o Pelotas tem garantido um guerreiro bom cabeceador em campo.
Michel - 7,5 - De Michel espera-se coisas lindas com a bola, dribles simples que ninguém segura, boa definição. Ontem quando entrou o jogo ja estave liquidado, e o Pelotas não jogava de uma forma que o Michel apareça mais. Mesmo assim tentou suas jogadas e também, como Santiago, ja eram 40 e tantos minutos e ele dava combate, mas no caso nas costas do Xaro, chegando junto e botando bola pra fora. Esse é o espirito.
Deivid - 7,5 - Jogou e apareceu pouco. Mas a nota vai muito mais pela sua recuperação, que parece que foi extremamente bem orquestrada pela Beto Campos. Deivid fez 2 ou 3 partidas fraquíssimas, e todas diante da torcida. Se queimou. Beto o tirou do time, conversou com ele e Deivid entendeu o recado. Voltou bem melhor, no ultimo jogo fez o gol da vitória na sua especialidade e ontem entrou com o jogo ganho, mas sem fazer nada daqueles passes errados que irritavam tanto a torcida. Está ai uma contratação do Pelotas que chegou tarde. Pode ajudar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Jogo de domingo, mulheres na Boca do Lobo, Série D... LEIA!

O Pelotas treina forte para o jogo de domingo. Acertadamente a direção do Pelotas confirmou o jogo para a tarde, o erro é que deveria ter colocado para 15hs ou 15:30hs. Jogando às 16 quase certo vai ter que ligar os refletores no final da partida, mas tudo bem. O que não pode é ficar mudando horário de jogo porque vai dar essa ou aquela partida na TV.
Beto Campos deve continuar no 3-5-2 (acho que até outro meia de qualidade chegar), mas sem Rafael Lopes que foi expulso. Podem entrar João Carlos ou Deivid, que no caso vai pra ala e Mateus faz o 3° zagueiro. Amanhã o treinador do lobão vai confirmar o time!

O aviso ja saiu no site oficial e deve ser bem divulgado, as mulheres vão ter que "se virar" agora pra entrar na Boca do Lobo. Podem se tornar dependentes de sócio, ou pagarem R$20 na secretária do Clube com uma foto 3x4 para uma carteirinha que dá entrada para todos jogos, podem também retirar no banrisul a carteirinha que dá acesso à todos jogos com acompanhante (mulher) ou podem também, e que seria mais correto com o Clube, pagar a mensalidade de sócio como qualquer homem ou os R$5,00 que serão cobrados delas por jogo.
A Boca do Lobo fica lotada de mulheres a cada jogo, esperamos que todas continuem indo mesmo com essa mudança. Embelezam, "acalmam" e contribuem muito para o público.


SÉRIE D CONFIRMADA -

Já sairam as chaves, e a do Pelotas é - Pelotas, São José-Poa, Brusque-SC e J.Malucelli-PR que vai virar Corinthians Paranaense. O mesmo foi 3° colocado no estadual deste ano.
A tabela também, e é mais ou menos assim - No dia 06/07 (Segunda), 20:30hs na Boca - Pelotas x J.Malucelli, depois o Pelotas pega 2 jogos fora e a tabela é "espelho.

Depois dessa fase, o resto é tudo "mata-mata", com o espertíssimo detalhe que quando ficarem 10 times, ou seja, tiverem 5 jogos, passam pra próxima fase os 5 vencedores e os 3 "menos piores" perdedores. Como a CBF vai definir isso é um mistério.
Só para o torcedor se orientar, quando a Série D começar, o Pelotas vai estar disputando ou o returno da 2° fase, ou o inicio da 3° da segundona.

Qual time iremos usar? Teremos prioridade? Como serão encaixadas as datas de ambos os campeonatos? Isso o futuro irá nos dizer.

domingo, 3 de maio de 2009

A volta dos que não foram?

Domingo extremamente positivo para o Pelotas. Hoje à tarde em Livramento o Lobão venceu o 14 de Julho por 1x0, com gol de Deivid.
O jogo foi especial por 4 motivos:

O 1° e mais claro foi a vitória. O Pelotas faz mais 3 pontos, continua em 2° ou até passa para 1° dependendo do resultado do Bá-Gua de hoje à noite. O resultado confirma o Pelotas entre as 3 melhores campanhas de toda segundona.

2° motivo foi a 1° vitória fora de casa. Isso tinha que acontecer ainda na 1° fase pra tirar o peso e não tornar-se em algo que viesse a interferir na próxima fase, que será a mais dificil do campeonato.

3° foi o gol de Deivid. Ele vinha jogando mal, decaindo muito de produção e perdendo o seu ponto positivo que é a bola parada, algo que é extremamente importante na segundona (vide hoje) e que Deivid estava sem aproveitamento. Melhor ainda foi sua entrevista ao final da partida, aonde falou mais ou menos assim: "tava devendo né? joguei 2 partidas mal, a torcida tava me cobrando. Mas saí, fui pro banco, treinei forte nesse tempo e consegui o gol da vitória. A torcida tem que saber que eu voltei pra subir o lobão."
Outros jogadores poderiam sentir o fato de estar jogando mal, a torcida pegando no pé e a ida pro banco. Mas o grupo do Pelotas está fechado e entende com clareza a necessidade de união. Deivid tirou o melhor que podia de algo ruim. Isso vai fazer a diferença, podem escrever.

E o 4° foi a atuação do goleiro Roger. De acordo com a rádio Pelotense, o goleiro Roger foi o melhor em campo, com tranquilidade e confiança, o camisa 1 fez 4 "milagres", além de outras boas intervenções.
E também deu uma entrevista lúcida, que esclarece como está o ambiente do Pelotas. Roger falou que "aceitei o banco de reservas, me fez treinar mais forte e me preparar pra voltar. Tenho uma história vitóriosa no Pelotas."
Roger era outro que vinha com más atuações, com queda acentuada na produção, principalmente pelo nervosismo. Se acalmou e está ai, garantindo uma vitória importante pro Pelotas.


A vitória foi boa. Mas o que os jogadores deixaram transparecer nas suas entrevistas é mais motivante que os 3 pontos. O Pelotas venceu a Lupi porque tinha o melhor time e principalmente porque os jogadores estavam determinados a isso. Esse ano o grupo é basicamente o mesmo, 15 jogadores permaneceram, bons jogadores foram contratados, a idéia é a mesma, o pensamento é o mesmo e quem está mal entende que tem que melhorar pra ajudar o grupo. Ninguém se deixa abater.

Domingo que vem é dia de colocar um bom público e prestigiar o crescimento do Lobão!