sábado, 16 de maio de 2009

Cotação Pelotas 3x1 São Paulo-RG

O Lobão venceu sua 4° partida seguida, e nos ultimos 5 jogos tomou 2 gols apenas. Jogou bem de novo, principalmente no 2° tempo. Vamos lá:

Roger - 8,0 - O Pelotas ficou 355 minutos sem tomar gol, quase 6 horas seguidas. Isso tem varios motivos, mas um deles é a ótima fase do goleiro do Pelotas. Foi pro banco, e quando voltou, voltou outro cara. Muito calmo, concentrado, focado. Aos poucos foi pegando a confiança de volta e agora é um goleiro extremamente seguro, fazendo boas defesas.

João Carlos - 7,5 - Sempre que o Pelotas precisar, pode colocar o João sem medo. Vem melhorando, aprendendo bastante com o Rudi nos treinos. E no estilo que o Pelotas joga, os zagueiros que abrem na lateral tem que jogar, fazer bons passes. E ele não faz mais erros bobos como no inicio da temporada. A escorregada acontece com os melhores. Até foi ao fundo na 2° etapa.

Rudi - 7,5 - O Rudi jogou bem, como 99,9% das vezes joga. Mas como o Rudi é o capitão, no resumo deles vai o melhor e o pior da zaga. Os 3 zagueiros estão com calma pra sair a bola, ficam rodando mesmo quando ninguém aparece, e nunca dão balão. O problema hoje é que os 2 atacantes eram habilidosos, de dribles curtos. Mesmo assim, a zaga "se virou".

Rafael Lopes - 7,5 - O Rafael é uma certeza na zaga do Pelotas. É o zagueiro mais "ativo", talvez possamos dizer assim. Marca muito forte, não dá mole, vai na frente quando pode. A zaga do Pelotas quando o time estava mal segurava a bronca, e agora que ele está bem ela mantem o nível.

Mateus - 7,5 - Mateus vem mantendo um bom nivel. No inicio da temporada estava inconstante, fazia ótimas jogadas, mas daqui a pouco desaparecia. Agora não, está tranquilo e fazendo o seu futebol de sempre. Ia fazer um golaço hoje. Já foi melhor que contra o RG na chegada ao fundo.

Carlos Alberto - 8,5 - É impressionante a qualidade do Carlos Alberto na bola aérea. É um dos artilheiros do Pelotas, todos de cabeça. Jogador muito forte, com boa impulsão e sabe cabecear. Além dos gols, ja meteu bolas na trave e outras boas. Além disso, vem jogando muita bola. Marca forte e sai com ela. O erro de hoje é que por causa da ótima partida contra o RG, o Pelotas achou que ia acontecer tudo naturalmente. E aí os volantes não apareceram tanto e os zagueiros por vezes ficaram com a bola sem opção.

Deivid - 7,5 - Ótimo ver o Deivid bem. Como disse na ultima cotação, o Deivid chegou atrasado para o Pelotas. Mas chegou. Hoje ja atuou numa das 2 posições que pode jogar, como 2° volante. Ele melhora bastante, não tem que ficar com a responsabilidade de criar a "jogada diferente". Tem força, bate bem na bola e vai ajudar durante o campeonato.

Anderson Ijuí - 7,0 - Ijuí apareceu bem menos hoje, o que é normal porque o São Paulo veio jogar no estilo segundona, diferente do que o RG apresentou. Mas não é de se desesperar, porque contra o Farrapo o esquema era o mesmo e Ijuí foi muito bem. Não jogou mal, apenas apareceu um pouco menos pro jogo. Mas deu passes de qualidade, principalmente perto da área onde tem uma boa visão de jogo.

Xaro - 8,0 - Na mesma linha do Ijuí, apareceu um pouco menos, mas foi bem. Mais uma vez dando passe direto pro gol do Carlos Alberto. Sempre sendo decisivo. No 2° tempo deu um show à parte pra torcida, quando entortou 2 jogadores do SP nuns 6 ou 7 dribles seguidos. O Xaro resolve com a bola parada ou com ela rolando.

Dauri - 8,5 - Melhor em campo novamente, e mais uma vez com gol, dessa vez foi de matador, com muita calma. A qualidade do Dauri ta bem acima do que estamos acostumados a ver nos ultimos anos na segundona. A sorte é que junto dele tem jogadores como Xaro, Sotilli e Ijuí que não o deixam sozinho. Ele jogou bem de atacante, mas mais uma vez quando foi recuado melhorou mais ainda. De frente pro jogo ele distribui com muita qualidade, muita visão de jogo. Mata a bola que ela parece um balão de criança.

Sandro Sotilli - 8,0 - Também, como Xaro e Ijuí, apenas participou um pouco menos, porque o SP não deu espaço. Aliás, o num 5 e o zagueiro alto deles abusaram da maldade, e o Sotilli foi marcado por esse zagueiro, que não desgrudou. Mesmo assim, quando ele sai da área pra tabelar, e ai deixa como opções Dauri, Ijuí, Xaro e Mateus, o Pelotas se torna extremamente perigoso. E ele sabe fazer isso muito bem. No 2° tempo jogou muito bem.

---------------------------------------------------------------------------------

Michel - 7,5 - No mesmo nível do resto do time, mais uma vez entrou com o jogo resolvido e o Pelotas atrás, em certos momentos atrás de mais. O Michel não precisa provar nada, a torcida, o treinador e a direção sabem que na hora do aperto podem colocar ele em campo que ele vai ajudar sempre, e resolver em quase todas.

Carlinhos - 8,0 - Surpreendeu positivamente. Jogador que estava sem ritmo de jogo e que não tem entrosamento com esse grupo, entrar jogando dessa forma, é porque tem muito futebol. É um volante diferente dos outros, é alto, mas muito rapido, dá combate em um, daqui a pouco em outro, corre em cima, dá carrinho, rapidamente já está dando combate de novo. Quando teve que chegar duro, chegou, mas quando estava com a bola nos pés ela não queimou, pelo contrário, deu um passe lindo pro Sotilli ou pro Michel, o blog não lembra agora (o frio congelou alguns neuronios) na entrada da área que foi de encher os olhos. Vai brigar sério pela vaga.

Tiago Duarte - 8,5 - MARAVILHA!!! A expectativa em cima do Tiago Duarte era gigantesca, porque o que ele jogou ano passado foi uma monstruosidade. Em jogos ruins ou jogos bons, contra o Ypiranga-Er por exemplo, assumiu a responsabilidade no 2° tempo e jogou muita bola. E mesmo assim o cara voltou bem, depois de meses e meses parado. Não voltou nem perto do Tiago Duarte que conhecemos, mas só o fato de estar correndo bastante, aparecendo, dando alguns dribles é bom de se ver. Agora, o gol que ele fez no finalzinho, pra acabar com o SP e a alegria que comemorou o gol com o C.Alberto deixam a torcida entusiasmada.

O Blog "ligou-se" agora, e lembra àos leitores: Quem vai ficar fora desse time? Ijuí, Sapucaia, Dauri, Sotilli, Michel, Tiago Duarte... esses 6 brigam por 3 vagas, o Sotilli tem a 9 garantida, então são 5 pra 2, o Dauri e o Tiago Duarte correm por fora porque jogam bem na meia e no ataque, o Michel é o 12° jogador, tem que entrar sempre, não interessa o resultado do jogo. Depende do esquema do treinador, mas o fato é que alguém de muita qualidade vai pra banco.
O Pelotas sobra em termos de qualidade individual e agora coletiva também. Se os salários ficarem em dia, o grupo continuar claramente unido como agora e nenhuma loucura acontecer, como disse o "inventor do blog" hoje no orkut: "O Pelotas vai subir 2 vezes esse ano."

Um abraço e comentem!

6 comentários:

  1. Pra quem trabalho como eu, e não pode ver o jogo, ótimo post, pra saber como o time se portou.

    ResponderExcluir
  2. Ah para meu, ninguém nunca ganha 10, ou até mesmo 9,5. Tu destes 8,5 pro duarte, não tem explicação! Querias o que dele? Entrou, mostrou disposição, qualidade, vontade e ainda guardo um. Não merece 9,5? ou até mesmo 10 na estréia?

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao fato de termos muitos jogadores pra poucas vagas, lanço um palpite:
    (Ao menos nos jogos com times retranqueiros)

    Tirar o João Carlos e colocar o Mateus como um zagueiro pela direita, entrando o Sapucaia como mais um meia pela direita.

    Achei o Pelotas desnecessariamente retrancado hoje. A evolução do João Carlos é visível e muito positiva, mas todas as jogadas de perigo do SP foram em cima dele. Sem dúvida uma boa aposta para o futuro!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, não é muito justo dar a mesma nota para o João Carlos e para os outros dois zagueiros. Não que algum dos outros dois tenham jogado a partida da vida deles, mas no primeiro tempo o João Carlos cometeu alguns erros, armando contra-ataques perigosos ao SP. Depois voltou a normalidade.
    Sobre o time ser retrancado, acredito que não há como o Pelotas, com os jogadores que tem, jogar sem os 3 zagueiros.
    1° porque nossos alas, são alas mesmo. O Matheus até segura um pouco, mas ontem várias vezes percebi que na saida de bola, tanto o Mateus, quanto o Xaro ficam além do meio-campo, e na volta, apesar dos dois serem extremamente velozes, deixariam brecha.
    2° porque nossos volantes saem bastante pro jogo. Nem Tiago Rocha nem Deivid são volantes de marcação extrema. Acredito que o sucesso do time está nesse equilíbrio. Não faremos um time só de camisas 10 e 9. Tem que ter o equilíbrio. E o Pelotas está tendo. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, tu viu o Tiago jogando ano passado? Então se viu, tu sabe o que ele pode jogar. Ontem não jogou nem perto disso, se fosse apenas uma nota "simples" ele merecia menos ainda. Mas exatamente pelo fato de estar voltando, ter corrido bastante e guardado o seu, ganhou 8,5. Provavelmente o Tiago vai ter notas 9, 9,5 e até 10. Mas mais pra frente. E nota 10 é pra partidas perfeitas, coisa dificil de ter. E eu penso o seguinte, o Pelotas está melhorando aos poucos, vai chegar uma hora que vamos jogar muito mais, jogadores distruindo com as partidas, e se eu ja tiver dado 9, 9,5 agora vou dar quanto quando eles jogarem muito mais? 11?
    abraço e continuem comentando!

    ResponderExcluir
  6. Manter os salários em dia acho que vai ser a parte mais complicada pro Pelotas este ano, infelizmente...

    O elenco tem extrema qualidade, se a torcida e a direção fizerem a parte dela o Pelotas tem total condições de subir pro Gaúchão e pra série C (que tá uma barbada, da pra subir fácil pra B quando tivermos na C).

    ResponderExcluir