segunda-feira, 9 de março de 2009

Cotação - Pelotas 3x2 Bagé

Ai vai nossa cotação pra partida de ontem na Boca. Concordem, discordem, comentem, participem.

Roger - 6,0 - Teve altos e baixos, o que é ruim em um goleiro. No 1° tempo salvou uma bola linda sozinho com o atacante, no 2° tempo salvou 3 bolas muito dificeis pelo alto. Errou numa saida de bola no inicio, e depois fez o penalti e sofreu o gol olimpico. Na humilde opnião, nenhum dos 2 foi culpa dele, ou só dele. Na Lupi cresceu nos momentos dificeis, então o torcedor pode ficar tranquilo.

Mateus - 6,0 - Tudo que não fez até hoje no Pelotas, fez ontem. Excesso de faltas, na sua maioria sem necessidade. Tava um pouco nervoso e o vermelho foi natural. Se comparado à todos jogadores do Bagé, foi pouca coisa, quase todo time deles deveria ter sido expulso se fosse aplicado a mesma regra. Ainda é maltratado pelo esquema e falta de organização do time. Semana pra esfriar a cabeça.

Rafael Lopes - 7,0- Foi bem novamente. O jogo de ontem pra ele é comum, mais uma partida, não se assustou. Em parte do 2° tempo perdeu algumas bolas, mas no mais foi tranquilo e segurou a onda la atrás.

Francis - 6,5 - Por vezes um pouco perdido taticamente, e perdendo algumas jogadas. Tem suas qualidades, precisa entender um pouco mais de segundona pra não ficar apagado como ficou ontem. Tem que se impor.

Luis Fernando - 6,0 - Foi mal no geral. Tem dificuldades na marcação, quando o jogador da um tapa pra dentro e vai pra cima, ele demora a encostar. Perto da área isso é muito perigoso. Pelo esquema tem dificuldade de subir, e ai se torna menos um dentro do campo. Bate faltas muito perigosas, e outras muito ruins. Ainda vai aprender o que é segundona.

Mauricio - 8,0 - Muito regular. Sempre correndo, sempre marcando, faz pouca falta e se tiver que sair pro jogo, não se esconde. Não é o forte, não é de errar passe, mas é melhor como 1° volante. Jogador que vem crescendo desde a Lupi, deve ser titular.

Cleiton - 6,5 - Não manteve o nivel. Com o Bagé marcando muito no meio teve dificuldade. Marcou mas não atacou, se tornou nulo em partes do jogo. Não da pra reclamar, está bem improvisado.

Tiago Rocha - 7,5 - Taticamente continua importante, mas ontem em boa parte do tempo se deixou levar pela marcação e ajudou muito pouco na frente. Na hora que o bixo pegou, era quem mais chamava os outros jogadores e a torcida pra jogar junto. Não teve medo da bagunça do time adversário, e isso é importante pra tranquilizar o resto do grupo inexperiente nesse tipo de jogo.

Deivid - 7,0 - Um pouco participativo, combateu. Mas também não teve força ofensiva, melhorou e cresceu na hora dificil do jogo, dando o passe pro Santiago fazer seu gol. Ainda precisa achar um lugar pra ele.

Alex Paulista - 7,0 - Não fugiu do jogo nunca. Apesar de ter exatamente o perfil de jogador que o time adversário adora bater, não teve medo. Procurou o jogo atrás, na frente. Teve pouca utilidade na frente porque o Pelotas em si atacou pouco. Fez um belíssimo gol. Se o esquema melhorar, ele melhora.

Dauri - 7,0 - Ficou na média. Parecia que passeava por um deserto, de tão sozinho. Mesmo fazendo muito bem o pivô, o time demorava a chegar perto. Perto ou dentro da área quase não tocou na bola. Brigou bastante e por isso saiu machucado, tomara que recupere.

*Substituições-

Roger Gaúcho - 6,5 - Abaixo do que mostrou no 1° amistoso, quando pareceu ter qualidade na saida de bola. Parecia um pouco preso, sem mobilidade. Talvez tenha sido ordem de marcar como 1° volante. Apareceu pouco.

Jocenir - 7,0 - Interessante jogador. Entrou em todos jogos e mostrou ser aquele lateral bem definido. Apesar de jovem, em todos jogos foi a frente. Sofreu bem o penalti chegando forte dentro da área. Será interessante observá-lo o jogo todo contra o São Paulo.

Santiago*- 8,5 - Melhor em campo. Jogou todo 2° tempo e jogou bem. Como o Dauri, jogou sozinho. Mas ganhou quase todas nos inumeros balões que recebeu, por vezes corria sozinho com a bola contra 3 ou 4. Preparou ào seu estilo a bola pro Alex fazer o 1° gol, com jeito de matador e muita briga fez o 2° e ainda de quebra ganhou o 3° pra soma. É ótimo na bola aérea, e melhorou com a bola no pé.

---

Não vai ser costume analisar tatica por aqui, porque é algo mais complexo. Mas foi claro e notório o enredo que se tornou o meio de campo do Pelotas. Contra um time que correu além de suas forças, o Pelotas perdeu o meio campo mesmo com 4 volantes e um meia que volta. Nenhum dos volantes foi à frente, os laterais subiram pouquíssimo e por vezes o Alex vinha até a intermediária buscar pra criar. Mas ele vem e não fica ninguém na frente com o atacante. O esquema pra dar certo precisa de volantes chegando, um dos laterais sempre subindo e um atacante segurando bem a bola. O atacante segurou por vezes, mas o resto não aconteceu.

Que tenha servido de lição.

Pelotas venceu na garra e na raça. E isso é o mais positivo. A parte tatica é totalmente possivel de ser organizada e melhorada e muito. Foi apenas o 3° jogo, o 1° valendo. Mas garra, raça, pegada são coisas naturais que em 99% das vezes ja vem junto do grupo. A parte mais dificil ja está presente.

5 comentários:

  1. O Pelotas jogou muito mal,mas o que valeu mesmo foi a raça e a superação do time e da torcida,uma coisa já ficou clara no time desse ano,ele tem Raça e isso já é um grande passo para conseguir o acesso.
    Dos jogares destaco o Rafael lopes,Mauricio,Santiago.Os dois primeiros confirmaram a boa fase do segundo semestre do ano passado,já o ultimo surpreendeu a torcida entrando no segundo tempo e mudando o rumo da partida.
    Já o Deivid e o Francis fizeram uma partida média, o Primeiro estava mal posicionado,tava sendo o cara da armação,para mim ele é segundo volante,tem que apoiar o ataque, mas não pode ser o articulador do time,mas mesmo fora de posição ele não jogou mal.Já o Francis me pareceu ser um bom zaqueiro ,mas me pareceu um pouco desentrosado com o time,acho que ainda vai crescer muito.
    Ao contrário de você não gostei do alex paulista,achei ele muito lento,pela posição dele,deveria ter chamado mais o jogo,ele deveria ter sido o cara que armaria as jogados do lobão,mas não o fez,Ele mostrou qualidade no gol,mas em compensação perdeu um penalti.Acho que não vai ser titular depois que chegarem os jogadores da primeira divisão.
    Sobre o nosso lateral esquerdo,posso dizer que ele parece ser um cara habilidoso,mas ficou evidente que ele não é um bom marcador,talvez se o nosso treinador desse mais liberdade para ele apoiar pelas laterais sem a preucupação da marcação ele poderia ser melhor aproveitado.
    Nosso treinador tem que parar de inventar,jogar no 3-6-1 contra o bagé em casa é dose,espero que ele melhore a estrutura tática da equipe e coloque o time mais para frente.Outra coisa que ficou bastante evidente foi que o Michel tem bola para ser titular desse time tranquilo.
    Acho que a direção tem observar bem a evolução do time nas proximas rodadas,se o Lobão n melhorar,o pelotas já pode pensar em trocar o treinador,o pelotas não precisa esperar chegar a fase decisiva para trocar,mas claro ainda é muito cedo para pensar em qualquer tipo de troca.Torço muito para que ele de certo no lobão,acho que esse é o ano que começamos melhor preparados.
    obs:nesse fim de semana o sotili fez mais um gol no são josé e de penalti ainda,pior que o goleiro quase defendeu,não como os caras do são josé deixaram,eles n devem saber que o sotile perdeu 4 penaltis seguidos ano passado no lobão.Outro fato importante nesse final de semana foi a volta do Tiago duarte,não sei se ele chegou a jogar,mas sei que ele ficou pelo menos no banco.Esse ano ele vai arrebentar no lobão,ano passado ele já foi o principal jogador do time,foi o motorzinho do lobão.
    To gostando bastante do blog de vocês,Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa do blog!
    Está muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Boa iniciativa, será que o cara não merece um crédito?

    ResponderExcluir
  4. A iniciativa do blog é muito boa pois coloca varias opiniões democraticamente cada um ao seu modo.Em particular venho discordar da nota dada ao Luis Fernando pois apesar de estar jogando fora de suas caracteristicas ainda foi decisivo na vitoria ao ultimo minuto contra o Bage quando cobrou uma falta com categoria consolidando a vitória do lobão.
    Suas caracteristicas são de ala e não de lateral marcador porem obedece ao treinador pois é um comandado. Nesse esquema com 5 meio campo ele teoricamente teria que ter liberdade para criar as jogadas pela esquerda, mas não tem.
    A partir do momento que ele tiver essa liberdade o lado esquerdo vai ficar mais ofencivo com certeza, pois se trata de um jogador criativo ,abilidoso e inteligent .falo com conhecimento de causa pois acompanho sua carreira desde: portuguesa, POnte Preta ,ituano e palmeiras onde ficou 3 anos.
    A de salientar deque apenas com 20 anos ja tem uma certa experiencia pois joga desde os 13 anos
    Acho perigoso essa notas dadas ao jogadores do Pelota, achei outras notas tambem incabiveis ,pois pode mais atrapalhar doque ajudar um time que fez apenas 1 jogo e ainda venceu e esta ainda em carater de formação outros esquemas ainda viram e devemos ainda dar credito ao time. imagine se tivesse perdido!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Antes do início do jogo, eu conversava com alguns torcedores e eles perguntaram sobre o Luis Fernando. Eu disse que parecia ser um excelente jogador quando o vi nos amistosos.
    Dai ele joga o primeiro tempo muito mal e não acerta um cruzamento...
    Ele ainda é um jovem jogador, tem qualidade, espero que se recupere, pois o Pelotas vai precisar dele se quiser sair dessa maldita segunda divisão.

    ResponderExcluir