quarta-feira, 11 de março de 2009

A importãncia das categorias de base

É algo claro e bem discutido no mundo do futebol, o mais importante para um Clube é a sua categoria de base. É dela que sai o melhor jogador possível para o time profissional.
Esse jogador sóbe com um comprometimento muito maior com a torcida e Clube. Sabe como funciona o sistema organizacional do Clube, conhece a característica de jogo. Esses são alguns fatos relacionados com a parte de dentro do campo.
Mas é fora dele que a categoria de base se torna ainda mais importante.
O jogador que sóbe normalmente tem um salário mais enxuto que um do mesmo nivel que vem de fora, ja mora na cidade o que diminui o custo do Clube com moradia. E o melhor de tudo, quando ele é bom, gera uma renda que hoje em dia é o que faz os grandes Clubes do país poderem se "movimentar" mais que outros menos preparados.
Inter, São Paulo e Cruzeiro, os 3 times mais organizados, mais ricos, e consequentemente os que vem ganhando mais titulos ultimamente, tem categorias de base em niveis de organização de primeiro mundo.
Na Boca do Lobo as categorias de base vem sendo levadas no peito e na raça por Felipe Muller e Josué Martins. E o trabalho começa a dar frutos, mesmo sem nada de investimentos. Jogador emprestado pra Portuguesa, jogador que está sendo integrado ao profissional.

A ultima grande venda do Pelotas, e a maior ja ocorrida de um jogador saido de um Clube da cidade, foi Michel Bastos. Hoje em dia o mesmo joga no Lille da França, faz gols, jogadas belíssimas, seus golaços são vistos e reprisados pelo mundo todo. Agora o mesmo que saiu daqui magrelo direto pra Holanda, pode ser vendido para o Bayern de Munich por 12 milhões de euros.
E o titulo do post se refere ào fato de que, se o Michel tivesse passado 2 anos pelas categorias de base do Clube, o Pelotas teria direito à 5% dessa venda. O que hoje em dia gira em torno de R$1,900,000. Isso mesmo, 1 milhão e 900 mil reais.
Infelizmente Michel jogou pouco tempo aqui antes de estourar de maneira brilhante na Copa Sul-Minas. Foi por pouco.
* A foto de hoje é do plantio do gramado da Boca do Lobo, algo de grande orgulho pra todos hoje em dia. Além dele, a mureta, a passarela e a tela nova que da Boca do Lobo foram todas custeadas com a venda do Michel Bastos para o Feyenoord.
Entende-se agora a importãncia da categoria de base?

Um comentário:

  1. Lembro disso. Lembro da sensação engraçada e do calafrio que dava ao ver a Boca do Lobo virada em pura terra! O plantio era feito com esta máquina da foto, que triturava os pedaços de grama e misturava ao solo. Felizmente deu tudo certo e a grama vingou e hoje temos um gramado à altura dos melhores do país. Depois fomos imitados... normal! É o Pelotas, como sempre, na vanguarda!

    ResponderExcluir