domingo, 19 de abril de 2009

Um defeito cultural

Uma velha e bem discutida questão volta mais uma vez à pauta na Boca do Lobo. Ser sócio.
O Pelotas acertou ao anunciar uma campanha forte de sócios, a surpresa ficou por conta dos preços, que indo na direção oposta do costumeiro, caiu. Ser um simples sócio do Pelotas custa 15 reais por mês, ser sócio e ter a familia toda como dependente de graça custa 25. Os dois planos são ótimos e facilitam muito para todo tipo de torcedor, é o minimo que o Pelotas pode cobrar para o plano ser viável, mas mesmo assim, o retorno está abaixo do esperado.
É ai que está o defeito da nossa cultura.
O Torcedor brasileiro é, inegavelmente, apaixonado por futebol. Talvez seja o mais apaixonado, mas é com certeza, errado no seu pensamento quanto à ajudar o Clube.
Na sua grandíssima maioria os Clubes brasileiros, seja ele do tamanho que for, tem um quadro de sócios absurdamente menor do que o tamanho da sua torcida. O torcedor prefere pagar um ingresso caro, entrar em filas gigantes nos jogos decisivos, não ter nenhuma prioridade, do que simplesmente pagar uma mensalidade que é menor que os ingressos somados, ter a tranquilidade do seu espaço (que sempre é o mais "aconchegante" no estádio) e saber que todo seu dinheiro está indo apenas para o Clube, e não para federações e outros.
Tem-se inúmeros exemplos, como o Barcelona que não tem patrocinios nas camisas, e tem mais sócios que lugares no estádio, tem-se o exemplo dos Clubes de Montevidéo, que estão numa eterna caída no seu futebol e tem um quadro de sócios imenso.
O torcedor brasileiro é, na sua maioria, torcedor de momento. Por isso o erro. O torcedor quer que o dirigente pague todas contas, monte bons times, o time vença, convença para só depois o torcedor pensar em ser sócio.
No clássico farPEL, o torcedor que aqui escreve ouviu a seguinte frase, após um erro de passe do time do Pelotas: "Ah para, olha esse time. E ainda querem que o cara seja sócio." Sem nenhuma palavra a mais nem a menos.
O pensamento está TOTALMENTE ao contrário. O torcedor tem que ser sócio, pagar sua mensalidade em dia, para depois ter o direito reclamar do dirigente, que não montou bom time, ou do treinador que escalou mal, do jogador que fez um passe errado. É um pensamento simples e óbvio. Tem gente que joga lixo na rua e reclama da prefeitura quando chove e tudo fica alagado. É a mesma coisa.
O torcedor não pode ficar esperando um bom momento, um bom time, pra ser sócio. Ser sócio não é um presente, é um ato de inteligencia que ajuda os 2 lados.
Os únicos "diferentes" no Brasil são Inter e Gremio. O Inter se aproveitou do ótimo momento que vive nos ultimos anos, trabalhou com um marketing de primeiro mundo, trabalhou bem com esse dinheiro que entrou, mostrou resultado com esse trabalho e o seu quadro de sócios naturalmente aumentou. O Grêmio também vem num momento de reorganização interna, e pela pressão que vem do Beira-Rio e a certeza do dinheiro bem "investido" seu quadro de sócios também aumentou bastante. Mas os 2 casos são recentes, nos outros 90 e tantos anos os 2 Clubes tiveram um quadro social pequeno.
O Pelotas tem quase 1000 sócios, é muito pequeno, inclusive se comparado com a média de público que o Pelotas tem. Se o Pelotas chegar nos 2 mil sócios, mil de cada opção, o Pelotas teria uma renda mensal, totalmente LIMPA, de 40 mil reais. Tenho certeza que todas viagens e concentrações estariam custeadas, e ainda sobraria muita grana pro Clube, por exemplo, contratar mais um camisa 10.
Como falei no inicio, o defeito é cultural, o brasileiro quase todo é assim. Mas esse é um momento diferente, especial. Ano passado o Pelotas chegou no seu centésimo ano de atividade sem nunca parar, conquistou um titulo, armou um time fortíssimo para a disputa da segundona, baixou os preços, o presidente Aleixo fala incessantemente na questão e o número apesar de baixo vai aumentando gradualmente.
O certo era o Pelotas terminar a segundona e começar a Série D com 3.000 sócios, o que resolveria muitos problemas e daria condições do Lobão tentar a Série C de 2010, o que é possível.
Acredito que esta deve ser a meta, quando o Lobão estiver comemorando a subida, o quadro social esteja em 3.000!

10 comentários:

  1. Ótimo texto!! Demonstra bem a nossa triste realidade no que diz com o pensamento do torcedor.

    Essa frase escutada no farPEL evidencia o tipo de torcedores que frequentam a Boca do Lobo e a imediata necessidade de transformar seus pensamentos!!

    No que for preciso para auxílio estou à disposição!!

    SOU SÓCIO, SOU LOBÃO!!

    ResponderExcluir
  2. Caros companheiros de torcida,
    Sou sócio em dia desde 2004, desde lá fui a todos os jogos, mas discordo do argumento de vocês.
    Não foi poucas vezes que eu, lendo as notícias, tive a sensação que a minha mensalidade estava sendo jogada fora. Times sem projetos, dívidas trabalhistas causadas por incompetência administrativa, parcerias que prejudicaram o clube, entre outras coisas.
    Acima de tudo, sou Pelotas, e por isso não parei de pagar. Mas sabemos que o nosso clube está "loteado" por dentro, são sempre as mesmas figurinhas que se revezam no jantarzinho de graça na churrascaria Lobão, às nossas custas...
    Grêmio e Inter tem gestões exemplares, sanearam suas dívidas (a do Pelotas não para de crescer) e - o mais importante - DÃO VOZ PARA OS SEUS SÓCIOS. No Pelotas, o sócio não é chamado a decidir nada... E por acaso tem algum relatório mostrando os gastos, a arrecadação e a real dívida do clube?
    Enfim, é complicado ver o dinheiro indo para o ralo... e isto não é discutido pelos dirigentes. Admiro o amor de vocês pelo clube, as vezes cego, mas é preciso ter uma visão ampla da coisa. Enquanto isso o time do Pepino relativamente estabilizou sua situação financeira, mesmo não tendo rendas que o Pelotas tem como as lojas e o Parque Lobão, e o Pelotas está se tornando insustentável!
    Enfim, não vamos esconder os sérios problemas e a administração antiquada do clube. Paixão é uma coisa, cegueira é outra! Resolver isso é fundamental para ter uma base de sócios sólida.

    Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Buenas Victor, eu não sei aonde tu leu que o Pelotas está bem administrado. Falamos de um defeito de cultura que também nos abate. Tem muitos times pelo país que são bem administrados e tem um quadro social baixo para o tamanho da sua torcida. Tu como sócio está no teu total direito, e principalmente DEVER de reclamar do que está errado dentro do Clube. O que colocamos é que aquele torcedor que não ajuda, que paga ingresso que tem porcentagem pra FGF e tem perigo de ser levado pela justiça, reclama o tempo todo e tem o pensamento invertido com o que deveria ser correto.
    Que o Pelotas tem defeitos gravissimos de organização é claro e notório e ninguém esconde isso.
    Mas tu toca num ponto forte, as dividas. Bom, se nós tivéssemos SEMPRE um quadro social grande a direção teria a tranquilidade de um dinheiro certo entrando SEMPRE, e menos dividas teríamos, o que aumenta a importancia do Sócio.
    Não consegui entender o teu ponto sobre "cegueira". Repito, em nenhum ponto falamos que o Pelotas tem boa administração, mas precisamos urgentemente sair da segundona, e se o torcedor for sócio, pode bancar um camisa 10 por exemplo, o que nos tornaria fortíssimos.
    Um abraço e volte sempre com suas idéias pra gente trocá-las!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo,

    Que fique claro que não quis fazer nenhuma ofensa pessoal, apenas acho que vocês PODEM estar deixando de ver outros fatores mais importantes do que a cultura para o baixo número de associados no Pelotas. Vamos a alguns pontos:

    1) Penso que se o Pelotas tivesse uma renda fixa de um milhão de reais por mês ainda assim estaria na segundona. Parem pra pensar: se o Pelotas não tivesse 1 associado e a média de público fosse pior que a da Ulbra, mesmo assim teríamos mais renda do que times como o Sapucaiense, que subiu recentemente.

    2) Todos querem saber o destino de seu dinheiro, isso é muito claro para os times da Europa. Saber que o Pelotas terá que pagar 70 mil para o Preá (sem receber nada pela sua venda...) doeu muito no meu bolso e isso é fruto de uma administração pateticamente amadora.

    3) Quantos torcedores do Pelotas existem no mundo? Baseado em pesquisas, digo que esse valor é, por cima, 100 mil pessoas, contando aquelas que são Pelotas mas foram na Boca do Lobo pela última vez quando o Minuano jogava. Bom, então 1% dos nossos torcedores são sócios. O Inter tem um universo de 4 milhões de torcedores (1 milhão na grande POA) - pensando em números baixos - e 100 mil sócios... 1% !!!! Mesmo sendo um time campeão do mundo há 3 anos e ainda vencedor!

    4) A campanha de sócios do Pelotas é muito vantajosa, sem dúvida. Mas como avaliar o seu sucesso ou fracasso nessa 1ª fase ridícula da segundona, que classifica quase todos os times??? Como o Pelotas é conivente com essas fórmulas???

    5) Uma figura constante no futebol pelotense é o dirigente chorão. Ora, o Aleixo prejudicou a preparação do time com o "fico, não fico" - ameaçando inclusive de os jogadores emprestados para a 1a divisão não virem - e quando outros quiseram pegar ele se mexeu pra não deixar! Esse xororô de dirigente é para tapar seus próprios buracos!

    6) Temos 8 - oito - laterais!!! Manda 4 embora e traz um camisa 10!!!!

    7) Recentemente os torcedores do coirmão perceberam que diretorias são um buraco negro de dinheiro e fizeram um movimento 'paralelo' - o cresce xavante - e já trocaram iluminação, alambrado, etc. Esse movimento agora tem até plano de sócios com um bom número de associados. Eles são fanáticos? Não! Quem adere a esse movimento VÊ o que está sendo feito.]

    8) Tem alguns times bem admnistrados com poucos sócios, mas não tem um clube mal administrado com muitos sócios... Quanto o clube gasta???? Quanto e pra quem deve???? Onde meu dinheiro será aplicado (num camisa 10 acho que não)??? Quanto o Pelotas ganha LIMPÍSSIMO nas lojas??? Por que perdoou 10 anos de dívidas da churrascaria????

    Enfim, meu argumento é que o fator "cultural" é um problema menor no "baixo" número de associados e isto é algo para se pensar. O torcedor também precisa de uma "prova de confiança" para depositar o suor do seu trabalho num clube onde a oposição se reúne para secar o time na arquibancada (eu vejo isso há 8 anos).
    Nossa torcida é unida e deve pensar nisso e não sentir-se culpada pelos estranhos fracassos recentes do time. Temos mais público que o Juventude em tempos de série A. Somos fanáticos. Não podemos ser é cegos. Penso que o torcedor do farpel tem certa razão!
    TRANSPARÊNCIA!

    Abraço, que bom que existem lugares como esse para discutir assuntos do clube!

    ResponderExcluir
  5. Victor, não discordo de ti em quase nada, apenas em uma delas.
    O Aleixo por exemplo, fala em 2000 sócios, correto? O Pelotas tem uma média de publico superior a 2000 na 1° fase, e muito superior nas outras fases. Se TODOS jogos mais de 2000 pessoas vão ao jogo, então mais de 2000 pagam 10 reais de ingresso (pq a torcida do Pelotas nunca compra antecipado), então muita gente paga 20 ou 30 por mês em ingresso pelo numero de jogos. Ele ja vai gastar mais, ou até o dobro do que pagaria de sócio, e ainda sabe que esse dinheiro uma parte vai cair na mão do Novelleto que nos ajuda pouco ou quase nada. Então é um pensamento mais inteligente, esse mesmo cara pagar 15 por mês, ou seja, mesmo que ele odeie a nossa direção, ele vai gastar menos dinheiro e vai dar menos dinheiro pra direção fazer bobagem.

    De resto, também acho que o Pelotas é um pouco diferente, pelos problemas politicos que enfrentamos, a maior parte da torcida tem muito receio quanto à qualquer diretor que entre na Boca do Lobo. Isso é natural.
    Um abraço, volta sempre!

    ResponderExcluir
  6. "Grêmio e Inter tem direções exemplares"
    É por isso, que o Grêmio tem dividas da ordem de 250 milhões, e pagam 500 mil por mês pra dois argentinos fazerem musculação em Porto Alegre.
    Dito isto, sou sócio do ECP a pouco tempo e seria interessante:
    (1)Ter um pouco mais de transparência (qual é a folha salarial aproximada, quais os campeonatos o Pelotas pensa em jogar, qual o número exato de sócios,etc), isso tudo antes que seja divulgado pela imprensa;
    (2)Ter um fórum ou algo parecido. Quando me associei, na propaganda dizia que ia ter um fórum especial para os associados e até onde eu saiba, isso não aconteceu;
    (3)Saber algo sobre a manutenção do patrimônio do Pelotas, foi muito constrangedor quando o coirmão foi rebaixado e nós não tínhamos estádio para os avacalhar, o Pelotas tem alguma esperança em acabar aquela obra inacabada??;

    ResponderExcluir
  7. Algumas coisas ditas aí são exageros.
    Janta "de graça" no Lobão com o dinheiro dos sócios? de onde saiu isso? qual é a prova que se tem disso? Por acaso quem disse isso já foi lá e viu pessoalmente acontecer? Eu já fui no Lobão várias vezes após os jogos e sempre vi os dirigentes pagarem sua conta, e muitas vezes pagarem para outros do clube como treinador, jogadores, etc.

    A administração é amadora? é sim, mas é a que tem. E no caso do fico-não-fico do Aleixo, a verdade é que absolutamente NINGUÉM mais deu a cara para assumir o clube, e ele foi lá mais uma vez e botou o dele na reta. Assumir uma entidade com dívidas de quase um milhão não é pra qualquer um. Pode não ser o presidente que queremos, mas é o único que teve peito pra assumir e disso não se pode reclamar.

    Também nessa questão do amadorismo infelizmente o torcedor tem que participar e ajudar como pode. com certeza tem espaço e necessidade no clube pra quase todo tipo de estudante ou profissional ou colaborador. Desde gente pra trabalhar na cozinha, na boutique, até pra cortar a grama e pintar as arquibancadas. Quer ajudar? te mobiliza, vai lá pra dentro, oferece teu suor pelo clube. Põe a mão na massa.

    Enquanto não for assim não vamos sair desse ciclo que estamos. Não adianta reclamar de fórmulas da segundona, a cagada foi cair, agora temos que sair desse buraco com o apoio de todos. Se tá ruim é hora de ajudar mais ainda e deixar a corneta em casa.

    Se acharam o cresce-pepino legal, então façam um movimento semelhante em favor do clube, abram uma fundação de apoio, chamem de ALCATÉIA, registrem no cartório e abram uma conta corrente. Tracem planos façam orçamentos e campanhas de arrecadação... é melhor que falar e espalhar boatos que nem sabemos se é verdade. Depois o próprio torcedor mais distante escuta isso e fica desestimulado a ser sócio. Assim não pode, o torcedor do pelotas tem que ser o maior propagandista do clube.

    ResponderExcluir
  8. E os dirigentes que estão lá, todos eles botam dinheiro do bolso, e muito dinheiro, pra ajudar o clube. O salário do sotilli é pago praticamente com uma vaquinha de alguns milhares de reais saídos dos bolsos de conselheiros e diretores. E quem é que não gostou da vinda do sotilli? pois tem gente que tá pagando ele com dinheiro que poderia estar gastando em casa com a família... já pensaram nisso?

    ResponderExcluir
  9. Sim, já vi dirigentes pagarem almoço no Lobão pedindo nota fiscal para o clube. Não posso afirmar que isso é uma prática frequente, mas já vi sim. Perto de cairmos tinha dirigente que ia semanalmente lá comer e "pendurar" para o clube.
    A visão do Rafael de um time de futebol é amadora. Mais uma vez: se os dirigentes precisam botar do seu e o Pelotas tem essa dívida de 1 milhão de reais é por coisas como pagar 70 mil pro Preá, ou 100 mil pro Badico, entre outras menores. Lembra que o Sotilli não queria vir por conta de dívidas trabalhistas?
    No tempo do Silva o centroavante toscão, ele jogava com camisa 9 e calção 16, os dirigentes tinham pego alguns calções pra jogar bola...
    A butique foi um bom ponto colocado. É o troço mais mal aproveitado do mundo. No tempo do Flávio Dias, na segunda vez, não tinha camiseta pra vender, só foi aparecer no final do campeonato.
    Houve sim outros candidatos à Presidência -nos bastidores e foram cortados.
    Então é isso aí, se o Pelotas depender da torcida pra cortar grama mesmo com sua renda que ninguém sabe pra onde vai, tomara que o coronel Poeta vire Pelotas e presidente do clube, senão a gente fecha... Não confundam paixão pelo clube com "tenho que aguentar tudo o que acontece". Meu suor já deixo lá há 5 anos religiosamente todos os meses...

    ResponderExcluir
  10. Alguém ai entrou no ponto sobre as administrações de Inter e Gremio. Bueno, as dividas são do passado, não do momento. É isso que o Victor quis dizer e o texto concorda. Os 2 times tem 100 anos ou mais, e nos 90 e tantos anos de má-administração a quantidade de sócios sempre foi pequena com relação ao tamanho da sua torcida. A partir do momento que os 2 Clubes melhoraram a administração, começaram a pagar essas dividas, fizeram times bons, melhoraram a estrutura e cresceram... o numero de sócios explodiu.

    ResponderExcluir